Ordenanças Bíblicas

AS ORDENANÇAS SÃO:

    O BATISMO NAS ÁGUAS. Esta ordenança é dada numerosas vezes no Novo Testamento: “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). Significa  espiritualmente  a  indagação  de  uma  boa  consciência  para com Deus. “Agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo” (1ª Pedro 3:21).


    A SANTA CEIA. Cristo a instituiu e disse: “Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). “Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciaisa morte do Senhor, até que venha” (1ª Coríntios 11:26). O sofrimento e a morte de Cristo são a base da nossa salvação. Cristo quer que não esqueçamos desta grande verdade. A santa ceia perde o seu valor espiritual quando se celebra com pecadores. “Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para a sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e  muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados .[um pelo outro] Mas,  quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” (1ª Coríntios 11:29-32).


    O VÉU DA MULHER CRISTÃ é sinal de sua submissão à autoridade  do homem, de Cristo e de Deus, que constituem sua cabeça.  Segundo 1ª Coríntios 11, ter a cabeça descoberta, lhe é vergonhoso. Sem o véu não poderá orar e nem profetizar. O véu não possui poder mágico, mas a obediência sim, atrai o poder divino e bênção sublime. Permanece o mandamento divino: “Que ponha o véu” (1ª Coríntios 11:2-16).



    O MATRIMÔNIO é também uma ordenança com muito significado espiritual. Tem a história mais longa do que qualquer outra ordenança, pois Deus a instituiu no Éden. É para a pureza da raça humana, sua felicidade e a propagação da humanidade. Enquanto viver os cônjuges, o seu casamento nunca poderá ser anulado. “Não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). A Bíblia proíbe o divórcio e as segundas núpcias (Mateus 5:32; Marcos 10:11-12; Romanos 7:1-3).


    O ÓSCULO SANTO demonstra o amor, a unidade  e a santidade que existem  na associação cristã. Este mandamento se encontra cinco vezes no Novo Testamento (Romanos 16:16; 1ª Coríntios 16:20; 2ª Coríntios 13:12; 1ª Tessalonicenses 5:26; 1ª Pedro 5:14). O ósculo santo não é o beijo comum quese usa para mostrar afeição natural. Entre membros da igreja cristã, o ósculo santo se pratica irmão com irmão e irmã com irmã como sinal de amor santo.





    A UNÇÃO COM AZEITE. Esta ordenança é para a saúde do corpo. O azeite não cura, mas “o Senhor o levantará”. Tampouco a fé o curará. Contudo, com a oração de fé, encomendamos o enfermo ao Senhor. Pedimos que o Senhor o cure se for de sua santa vontade, ungindo-o com azeite, conforme o texto de Tiago 5:13-16.


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    A Doutrina dos Apóstolos

    Pontos de doutrina e correlação aos trechos da Bíblia

    Resgate da Doutrina de CRISTO Professada pelos Apóstolos.